Fernadinho Cabral e suas apresentações pela Cidade

Toda quarta-feira às 20h, Fernandinho Cabral se apresenta no Totonto 2. Nessa quarta, dia 26 de maio, nós, do Jovem Gonçalense estivemos no bar e assistimos um som com muita qualidade. É bom a galera ficar de olho no Fernandinho, o cara é bom mesmo!

Vale a pena mesmo?!

Como é bom ter uma banda. Popularidade, prazer de poder tocar várias músicas, conseguir facilmente a felicidade, afinal de contas, podemos conquistar o mundo com um violão e alguns amigos.
Mas sabe quando isso tudo cai por água abaixo? Quando finalmente sua banda se aposenta por não conseguir sucesso, não conseguir grana e não conseguir evitar o envelhecimento. Faculdade, trabalho e outras coisas se transformam em obrigação e todo o prazer dos dós, rés e mis da vida, ficam no passado.
Deve ser uma infelicidade ter de conviver com tantos produtores canalhas aqui pela cidade. Os FDP’s organizam um show mega grande, convidam uma banda por 20 mil reais, pagam seguranças, limpeza, mas na hora de coçar o bolso para pagar a bandas aqui da cidade. Ai eles não tem grana?!
Antes de aceitarem uma proposta para tocar em troco de vender 50 ingressos, pensem 10 vezes sobre o futuro de vocês. Será que realmente vale a pena tocar numa abertura de show, mesmo que vocês estejam sendo grosseiramente explorados?

Despolítica.

Citada a palavra política, lembramos dos grandes fatos de nosso país. Lembramos do impeachment, das primeiras eleições diretas, das passeatas pelo brasil, mas essa relação de lembranças estão mudando. Ter 20 anos num país com algumas grandes relações históricas, com o maior presidente de esquerda do país e numa geração onde a informação é tão simples, deveriam ser mistos que fariam uma sociedade mais politizada. Esse processo estranho é motivo de uma longa história de desapego e desinteresse da sociedade, e além disso, parece ser um envelhecimento das vanguardas políticas. O grande celeiro político do Brasil, aconteceu a partir de 1964 na época da ditadura militar. Se você tiver um ouvido apurado, irá reparar que todos os grandes ícones políticos são aqueles que falam sobre ditadura militar, que sofreram, que foram torturados e etc. Até o fim da ditadura, tivemos grandes quadros que puderam alimentar nosso país até hoje, mas e agora? Onde estão os novos? Renovação? Nada disso existe! Num segundo momento houveram outras aparições tímidas. Ocorreu no impeachment, mas que na verdade não passavam de poucos líderes e um grande rebanho, caracterizado até hoje como o movimento estudantil. Isso tudo prejudica a politização do país, não é possível que os partidos políticos que deveriam fazer o papel de construção política, esqueçam sua principal meta que é a mudança da sociedade.Outra relação que poderia ser o motivo de tanto desapego, seria o refluxo do movimento, pois todos esses líderes históricos continuam a se perpetuar no poder, seja através do próprio corpo, ou através de sua família. Isso contribui para o fechamento de espaço para a sociedade que deveria estar no poder. Não há espaço político para o povo, não há espaço para a renovação, porque não existe relação de diálogo político e sim de governo político. Não se tem como chegar no poder, se não se tem poder. Em toda história de opressor e oprimido, o oprimo chega um dia no poder e se transforma em opressor. A relação travada na política hoje é de quem está no poder, é inimigo.Associações de moradores, grêmios, sindicatos, coletivos, ong's, movimentos, organizações e tudo aquilo que possa se tornar uma máquina política, é sugada pelos detentores de poder. A associação de moradores não é mais dos moradores, os grêmios estudantis não são mais dos estudantes secundaristas, a une não é mais dos estudantes e os governos não são mais do povo. A questão é! Despolitizar ou renovar?
Romario Regis
Coord. Jovem Gonçalense

Jovem Gonçalense - Natália Cindra

Entrevista com a Diretora de Direitos Humanos da UEE-RJ, Natália Cindra, que apresentou um debate importante sobre Movimento Estudantil, Juventude, Eleições 2010 e Movimentos Sociais.

Parte I

Parte II

Jovem Gonçalense - Entrevista com Rafael Massoto e Fernandinho Cabral

Demorou mais chegou! Finalmente está no ar a nossa primeira entrevista, com Rafael Massoto e Ferndinho Cabral. Apesar da imagem estar um pouco escura, queremos dizer que nosso trabalho foi extremamente feito com o coração e que conhecer o trabalho desses caras foi um tremendo prazer.
Gonçalenses, jovens e cheios de felicidade com o que fazem... isso é o resumo de uma população que sabe das dificuldades e mesmo assim continua na luta.

Parte I

Parte II

Bom dia para quem respira a sociedade.

Caros leitores! Hoje foi um ótimo dia para quem acredita na política e na cultura do Brasil.
Nós, do Jovem Gonçalense acompanhamos toda a audiência Presidida por Alessandro Molon, que discutiu em conjunto com diversos setores públicos e setores civis a atualização da Lei Rouanet. Além disso, estivemos no estúdio Stoner, fazendo uma gravação com Rafael Massoto e Fernandinho Cabral acerca de temas variados e que amanhã já estará no youtube.
De qualquer forma, fiquem ligados, porque, nós não saímos do ar!

Por onde anda a Participação Popular?

Olá leitores de nosso blog, depois de centenas de churrascos distribuídos por todo o país em comemoração ao dia das mães, nada melhor que voltar a vida normal.Mesmo que seja idiota, estive pensando sobre a participação das pessoas na mudança da sociedade. Como podemos cobrar participação popular das pessoas que nunca foram criadas dessa forma? Seria quase que fazer com que uma criança branca se transformasse em negro conforme o tempo fosse passando, a não ser nos casos que tenham aparência com Michael Jackson.Vivemos num meio extremamente egocêntrico, preconceituoso e individualista e certamente uma mudança desse perfil para um perfil coletivo, amável e social também seria algo impossível, por isso acho que um debate acerca de participação popular seria algo interessante. Sempre verifiquei que, por exemplo, em espaços de debate que um determinado indivíduo vai, apenas os espaços que tenham relação com sua vida são importantes.Nessa linha de pensamento, qual seria o papel da juventude nessa batalha Indivíduo X Coletivo? Apesar dos jovens não possuírem muitos vícios de caráter, podemos perceber que existe um problema histórico que reproduz com muita forma a individualidade. Seja através da concorrência no vestibular, mercado de trabalho, grupo pelo qual faz parte ou qualquer outro espaço, esse fator histórico prejudica a participação popular. Infelizmente em curto e médio prazo, seria absolutamente impossível criar uma geração que tivesse uma participação popular forte e bem definida. Sem sombra de dúvida, devemos pedir a Deus que crianças que tenham em seu DNA uma militância social venham a nascer, pois se depender de reprodução social, teremos sérias dificuldades futuras.

Depois do Dia do Trabalho, mas um dia de Trabalho.

Olá caros leitores, estamos aqui publicando que os trabalhos não param. Infelizmente não temos a estrutura que sutentaria atualizações diárias ou com maior frequência, mas sempre que agente tiver a possibilidade de atualizar de alguma forma, estaremos fazendo.

Essa semana foi extremamente importante para nós, a se iniciar pelos Testes que estamos fazendo para transmitir as audiências públicas da Câmara Municipal de São Gonçalo através de WebCam para toda a internet. Esse projeto que também é iniciativa do Vereador Marlos, demostra que publicizar esse tipo de momento público é uma forma de exercitar a democracia na cidade.
Além desses testes, estamos também fechando o jornal do Mês de maio, que terá uma tiragem menor, devido aos gastos com Show, Passagem, Alimentação e tempo de edição dos vídeos. Estaremos optando pela internet, pelo fato do jornal impresso ser apenas uma forma de marcar o território, enquanto a internet se torna nosso principal meio de comunicação.
Por fim, tivemos a possibilidade de descobrir que a TV Sky está com um canal fechado em niterói e com um bom trabalho de comunicação, iremos até lá para verificar e se possível iniciar nossos trabalhos na TV Fechada.
É isso pessoal, sempre que puder, dê uma olhada em nosso blog, em nosso trabalho, pois com muita dificuldade, nós continuamos na luta e luta não é pouco.
PS: Até terça feira, as imagens e vídeos do Segundo Show Acústico Jovem Gonçalense será públicado em nossos veículos de comunicação.
'
ENTRE EM CONTATO!
jovemgoncalense@hotmail.com e/ou (21)9967-5557